Início

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

REF. DIA 31 DE AGOSTO DE 2016: A BÍBLIA COMO FUNDAMENTO DA IGREJA


A BÍBLIA COMO FUNDAMENTO DA IGREJA
  
                                                                                                                  Por: Glauco Barreira M. Filho

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Efésios 2: 20).

            Uma das questões mais polêmicas da Reforma era sobre a relação entre a Igreja e a Escritura (Palavra de Deus). De acordo com o catolicismo romano, a Igreja fazia parte do plano de Deus concebido antes da fundação do mundo, mas a Escritura fora uma forma acidental de a Palavra de Deus aparecer. Por esse motivo, catolicismo dizia que a Escritura tinha sua autoridade derivada da Igreja, que lhe dava reconhecimento (a igreja precedia a Escritura). Desse modo, a igreja não podia ser julgada pela Escritura, mas a Escritura deveria ser interpretada pela igreja de acordo com as suas práticas. A Bíblia seria um instrumento de legitimação da Igreja, não o padrão para sua avaliação.
            Para os reformadores, porém, a Igreja deveria ser julgada pelas Escrituras, pois a Palavra de Deus precederia a Igreja - A Igreja nasce do evangelho, não o evangelho da Igreja. O texto de Efésios 2: 20 fala que a Igreja está fundada no ensino dos apóstolos e profetas (Palavra de Deus).
            O Novo Testamento não surgiu incidentalmente quando a igreja pegou documentos (cartas, narrativas) e os validou, pondo-os numa coletânea. A feitura da Bíblia estava nos planos eternos de Deus. O Senhor mandou Moisés e outros profetas escreverem livros. Jesus disse a João para escrever o Apocalipse (Apoc. 1: 19).
            João viu o livro do apocalipse nas mãos de Deus antes de escreve-lo (Apocalipse 5: 1- 3). Assim como Moisés viu o modelo do tabernáculo celeste, e, em seguida, construiu um tabernáculo terreno com base no celestial, os escritores sacros tiveram um modelo celestial da Escritura antes de escreve-la. Ezequiel “comeu” o livro divino antes de escreve-lo (Ezequiel 3: 1 – 4).
            A Escritura é desde a eternidade. Nós a encontraremos no céu. Em Daniel 10: 21, o anjo diz a Daniel: Mas eu te declararei o que está escrito na escritura da verdade. Ora, essa Escritura só pode ser a celestial.  Em Romanos 9: 17, a Bíblia diz:

“Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei...”

            As palavras acima foram ditas por Moisés a Faraó antes de terem sido escritas por ele, mas a Bíblia diz que a Escritura disse a Faraó. Isso se deve ao fato de que palavra de Deus antes de ser escrita pelo homem, já está na Escritura celestial (modelo). A Escritura é eterna, concebida antes da fundação do mundo. É o fundamento da Igreja. A Bíblia não é palavra de Deus porque a Igreja assim a reconheceu, mas a Igreja a reconheceu porque ela é a palavra de Deus. Sabemos de sua inspiração não primariamente pelo consenso da Igreja, mas pelo testemunho do Espírito em nosso coração.
            A Igreja (comunidade dos regenerados) nasce da Palavra, que é eterna:

            “Sendo renascidos, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.... Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada” (I Pedro 1: 23 – 25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário