A
BÍBLIA COMO FUNDAMENTO DA IGREJA
Por: Glauco Barreira M. Filho
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos
profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Efésios 2: 20).
Uma das questões mais polêmicas da
Reforma era sobre a relação entre a Igreja e a Escritura (Palavra de Deus). De
acordo com o catolicismo romano, a Igreja fazia parte do plano de Deus
concebido antes da fundação do mundo, mas a Escritura fora uma forma acidental
de a Palavra de Deus aparecer. Por esse motivo, catolicismo dizia que a Escritura
tinha sua autoridade derivada da Igreja, que lhe dava reconhecimento (a igreja
precedia a Escritura). Desse modo, a igreja não podia ser julgada pela
Escritura, mas a Escritura deveria ser interpretada pela igreja de acordo com
as suas práticas. A Bíblia seria um instrumento de legitimação da Igreja, não o
padrão para sua avaliação.
Para os reformadores, porém, a
Igreja deveria ser julgada pelas Escrituras, pois a Palavra de Deus precederia
a Igreja - A Igreja nasce do evangelho, não o evangelho da Igreja. O texto de
Efésios 2: 20 fala que a Igreja está fundada no ensino dos apóstolos e profetas
(Palavra de Deus).
O Novo Testamento não surgiu
incidentalmente quando a igreja pegou documentos (cartas, narrativas) e os
validou, pondo-os numa coletânea. A feitura da Bíblia estava nos planos eternos
de Deus. O Senhor mandou Moisés e outros profetas escreverem livros. Jesus
disse a João para escrever o Apocalipse (Apoc. 1: 19).
João viu o livro do apocalipse nas
mãos de Deus antes de escreve-lo (Apocalipse 5: 1- 3). Assim como Moisés viu o
modelo do tabernáculo celeste, e, em seguida, construiu um tabernáculo terreno
com base no celestial, os escritores sacros tiveram um modelo celestial da
Escritura antes de escreve-la. Ezequiel “comeu” o livro divino antes de
escreve-lo (Ezequiel 3: 1 – 4).
A Escritura é desde a eternidade.
Nós a encontraremos no céu. Em Daniel 10: 21, o anjo diz a Daniel: Mas eu te
declararei o que está escrito na escritura da verdade. Ora, essa
Escritura só pode ser a celestial. Em
Romanos 9: 17, a Bíblia diz:
“Porque diz a
Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei...”
As palavras acima foram ditas por
Moisés a Faraó antes de terem sido escritas por ele, mas a Bíblia diz que a Escritura
disse a Faraó. Isso se deve ao fato de que palavra de Deus antes de ser
escrita pelo homem, já está na Escritura celestial (modelo). A Escritura é
eterna, concebida antes da fundação do mundo. É o fundamento da Igreja. A
Bíblia não é palavra de Deus porque a Igreja assim a reconheceu, mas a Igreja a
reconheceu porque ela é a palavra de Deus. Sabemos de sua inspiração não
primariamente pelo consenso da Igreja, mas pelo testemunho do Espírito em nosso
coração.
A Igreja (comunidade dos
regenerados) nasce da Palavra, que é eterna:
“Sendo renascidos, não de semente corruptível, mas da incorruptível,
pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.... Mas a palavra do
Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi
evangelizada” (I Pedro 1: 23 – 25)
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