Início

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DIA 03 DE AGOSTO DE 2016: O JOVEM E O SEU CAMINHO


O JOVEM E O SEU CAMINHO

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (Salmo 119: 9).

Temos aqui nessas poucas palavras do salmista o segredo para uma vida feliz e autêntica na juventude.
A pergunta é feita é extremamente pertinente (“Como purificará o jovem o seu caminho?”), pois, se todos nós temos um caminho a percorrer, esse caminho é mais longo para o jovem, o qual ainda tem muito que trilhar. O caminho para o jovem é decisivo, pois ele fará as escolhas que darão o curso de sua existência. As decisões da juventude serão lembradas na velhice para alegria ou para a tristeza. Elas dirão se as pessoas terão como se colocar como exemplos para seus filhos ou se elas ficarão envergonhadas ao ensinarem a eles a seguir um caminho do qual elas mesmas se desviaram.
O segredo é “observar” o caminho “segundo a palavra”. Observar implica refletir, ponderar e avaliar. O jovem não deve ser precipitado, não deve seguir a “onda” do momento. É preciso pensar antes de agir, examinar o custo e o resultado, considerar o futuro e lembrar dAquele perante quem haveremos de prestar contas (Eclesiastes 11: 9, 10).
O parâmetro de avaliação, por sua vez, deve ser a Palavra de Deus. Ela é um depósito de sabedoria, é a boca de Deus. Nela Jesus se revela, Deus fala e ilumina. Os que a seguiram nunca se arrependeram.
Lembro-me que comecei a ler a Bíblia intensamente aos oito anos. Aos quatorze anos, eu me converti. Com quinze anos, eu comecei a pregar. Aos dezessete anos, eu já havia fundado três congregações e estava começando a quarta, a que originou a Igreja Batista Renovada Moriá. Aos quinze anos, eu pregava nas praças, favelas e em programas de rádio. Nesse tempo, eu devorava bons livros e já tinha lido a Bíblia inúmeras vezes em várias traduções. Com vinte anos, solteiro ainda, eu fui ordenado ao ministério pastoral, passando a pregar em vários estados do Brasil.
Lembro-me com alegria da minha juventude. Tenho inúmeras histórias para contar para o meu filho, podendo me dar como exemplo para ele. Esse privilégio vale mais que ouro.
Hoje, eu encontro filhos na fé em várias denominações. Os velhos pastores, quando me vêem, lembram do menino fervoroso que pregava em suas igrejas.
Os jovens de hoje não podem perder a oportunidade. O caminho lhes está aberto e a palavra de Deus está ao dispor.

Que os jovens consagrem suas vidas a Deus, respeitem os mais velhos, bem como as autoridades constituídas, e sejam fervorosos no serviço a Deus é o meu desejo sincero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário