Início

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Ref. Dia 11.10.2016: O QUE É MUNDANISMO?

O QUE É MUNDANISMO?
Por: Rev. Glauco Barreira M. Filho


“Pergunto-me se, em tempos de promiscuidade, muita virgindade não se perde menos em obediência a Vênus que em obediência à sedução da panelinha. Porque, é claro, quando a promiscuidade é a moda, os castos estão de fora.... E, no que diz respeito a questões mais leves, o número dos que fumaram pela primeira vez ou se embebedaram pela primeira vez pelo mesmo motivo talvez seja muito grande” (C. S. Lewis)


              Lewis, na citação acima, diz uma grande verdade. A maior causa da fornicação não é o desejo sexual, mas é a necessidade do homem de provar ao seu grupo a sua masculinidade, assim como a necessidade das mulheres de provar ao mundo que gozam dos “direitos” advindos da “revolução sexual”. Afinal de contas, é careta ser virgem num mundo promíscuo. Isso gera uma verdadeira “excomunhão”.
            A primeira relação sexual antes do casamento não deve ser boa. Deve ser acompanhada de culpa e nervosismo. De modo semelhante, acontece com o primeiro trago de cigarro ou o primeiro copo de bebida. O cigarro faz engasgar com a fumaça. A bebida amarga desce queimando a garganta. Apesar disso, as pessoas se submetem a tudo isso para agradar ao “mundo”.
            O mundanismo consiste basicamente nesse desejo de se submeter a “onda” para não ficar de fora, para não ser excluído. Ser crente não é só ter uma nova identidade em Cristo, mas é ter uma forte identidade em Cristo, pois é algo que nos faz nadar contra a correnteza.
            O mundanismo, porém, não está ligado apenas a comportamentos vis. Há muita coisa moralmente neutra e perigosa. C. S. Lewis disse: “Alguma coisa pode ser moralmente neutra e ainda assim o desejo por ela pode ser perigoso”.
            Imagine uma pessoa que gosta muito de música ou teatro. Sua igreja, por uma razão natural, já possui os seus músicos e, obviamente, não poderia ampliar o seu número indeterminadamente. De outro lado, podemos supor que a igreja entenda que, embora uma apresentação teatral seja interessante em alguns momentos para informar o povo acerca de episódios históricos e dramas humanos, não é a técnica bíblica de evangelização. Seria correto a pessoa sair dessa igreja para outra que atenda a essas demandas, mesmo sabendo de múltiplos erros doutrinários da outra?
            Há certas coisas que em si mesmas são pecaminosas. Há outras, porém, que, embora sendo lícitas, se tornam ilícitas por representarem uma inversão das prioridades devidas. O mundo é a sedução do inferior. É mundano todo aquele que troca o superior pelo inferior! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário