Início

sábado, 9 de março de 2019

O ANTIGO QUE PERMANECE NOVO: CONTRA A HIPOCRISIA

“Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes à luz será ouvido; e o que falaste ao ouvido no gabinete sobre os telhados será apregoado.” (Lucas 12: 1-3)
            Quando uma multidão ajuntou-se diante de Jesus e perante seus discípulos, o Senhor aproveitou a oportunidade para ensinar seus discípulos a não se corromperem como os fariseus, pois esses religiosos judeus representavam para o povo uma imagem pública diferente da que tinham entre si ou na esfera íntima.
            O fermento dos fariseus é a hipocrisia. Os fariseus enganam o povo, dando interpretações que os favorecem, que levem o povo a homenageá-los. Eles, entretanto, sabem que enganam as pessoas, pois combinam fazê-lo. Vivem de conversas em gabinetes e cochichos privados. São maquiavélicos e mafiosos, orquestram planos e dissimulam. O pior de tudo é que eles fazem essas coisas, mas as negam, dizendo que os outros (não eles) é que estão fazendo isso. Talvez até acreditem sinceramente que os outros estejam fazendo isso, pois as pessoas costumam imaginar os outros sendo como elas mesmas são.
            Jesus disse que os discípulos não deviam ser como os fariseus. Para sua palavra ter impacto, ele disse isso na presença do povo ao qual os fariseus costumavam enganar. Ele confrontou os discípulos com o povo e na presença do povo.
            Jesus também explicou a sentença de Deus contra os hipócritas. Eles serão desmascarados. Alguns serão desmascarados nessa vida, enquanto outros o serão apenas no dia do juízo. O fato, porém, é que todos saberão o que disseram entre si e o que tramaram no íntimo. Naquele dia serão envergonhados.
            “Acautelai-vos do fermento dos fariseus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário