Início

domingo, 11 de setembro de 2016

REF. DIA 11 DE SETEMBRO DE 2016: FÉ VIVA


A FÉ VIVA

“Mas temos confiança e desejamos...”
(II Cor. 5:8)

            A fé bíblica consiste numa confiança pessoal em Jesus como Senhor e Salvador. Enquanto uma fé intelectual (mera adesão doutrinária) é imóvel e estática, a fé do coração (confiança pessoal e voluntária) é dinâmica, pois produz um movimento de aproximação para com Cristo. Isso, todavia, não significa que a fé do coração não seja uma fé esclarecida pela palavra de Deus.
            A fé do coração habita na sede mais recôndita de nosso ser, no centro de nossas decisões. Embora envolva um aspecto emocional, é um movimento da personalidade inteira em direção a Deus.
            Aquele que confia também deseja (II Cor. 5: 8). Na Carta aos Hebreus, está dito:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que SE APROXIMA de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que O BUSCAM” (Hebreus 11: 6)

            Paulo diz que a fé OPERA PELO AMOR (Gálatas 5: 6). A fé é uma paixão que toma a alma e o espírito. É uma abertura para o eterno que se apodera de nós. A fé bíblica é viva para produzir obras, é ativa no amor. A fé glorifica a Deus e se agarra às suas promessas (Romanos 4: 20, 21).
            A fé bíblica é fervorosa por definição. O crente não só deve ter fé, mas andar na fé (II Cor. 5: 7). Devemos nos firmar na fé (I Pedro 5: 8, 9; Efésios 6: 16) para resistir ao diabo. A fé traz Cristo (Efésios 3: 17) e o vive (Gálatas 2:20).
            A verdadeira fé traz humildade e não presunção, dependência de Deus e não onipotência. A fé é um relacionamento, uma experiência bilateral entre o homem e Deus.
            A fé vence o mundo. Somos chamados a crer, somos crentes, com Lutero dizemos que só há salvação em Cristo através da fé!

Soli deo Glória

Deixe seu comentário, e veja também outros artigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário