AS ESCRITURAS DO NOVO TESTAMENTO
Por: REV. Glauco Barreira M. Filho
Por: REV. Glauco Barreira M. Filho
Parece claro que os
escritores do Novo Testamento reconheciam a autoridade das Escrituras do Velho
Testamento. A pergunta, entretanto, que muitos poderiam fazer é se eles
reconheciam a autoridade de seus próprios escritos. Veremos que sim.
O apóstolo Paulo fala que seus escritos eram verbalmente inspirados por Deus
(Efésios 3: 3 e 4; I Cor. 2: 13), enquanto Pedro chama as epístolas de
Paulo de “Escrituras” (II Pedro 3: 16). Paulo citou um texto do evangelho de
Lucas (Digno é obreiro do seu salário) ao lado de um texto do Velho
Testamento, chamando-os de Escritura (I Timóteo 5: 18). Pedro
também proclama a autoridade de sua mensagem e a nivela com a palavra dos
profetas (II Pedro 1: 16 – 21). João também testifica da infalibilidade de seu
evangelho (I João 21: 24) e de suas epístolas (I João 4: 6). No Apocalipse,
o próprio Jesus disse a João: ESCREVE (Apoc. 1: 19).
Sobre a autoridade do Apocalipse, leia-se Apoc. 22: 18, 19.
Paulo disse que os seus leitores piedosos reconheceriam a inspiração de seus
escritos (I Cor. 14: 37; Efésios 3: 4). Isso confirma a palavra de Calvino
segundo a qual o consenso da igreja é somente um meio secundário de constatar a
inspiração da Bíblia, pois o meio primário é o testemunho do Espírito no
coração do leitor. Deus, mediante seu Espírito, dá testemunho do santo livro. O
seu testemunho é maior que o dos homens (João 5: 32, 34; I João 5: 9)..
Paulo ordenou que suas epístolas fossem lidas publicamente nas igrejas:
“E
quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na
igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também.”(Colossesnses
4: 16).
Alguém talvez indague acerca dessa carta que veio de Laodicéia. Não se trata de
uma carta perdida que foi escrita à igreja de Laodicéia, mas de uma carta que
circulava na Ásia e que vinha de Laodicéia. Trata-se da Carta aos Efésios. Esta
epístola foi, na verdade, endereçada a todas as igrejas da província da Ásia,
dentro da qual se situavam Éfeso e Laodicéia. Também não há uma carta perdida
que foi escrita a igreja de Corinto. Quando Paulo diz “já por carta vos tenho
escrito” (I Cor. 5: 9), ele queria dizer apenas que já havia dito aquilo, não
em outra carta, mas naquela mesma carta.
Paulo diz que a primeira epístola aos tessalonicenses devia ser lida
publicamente:
“Pelo
Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.”
Paulo mostra que suas
epístolas são base para disciplinar irmãos em desobediência (II Tessalonicenses
3: 14).
Com os apóstolos e seus assessores foi concluída a escrita da Bíblia :
“da
qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi
concedida para cumprir a palavra de Deus” (Colossensses 1:
25).
Por tudo isso que foi dito, duas coisas ficam claras: 1) os apóstolos e
escritores do Novo Testamento tinham conhecimento de sua inspiração; 2) o
crente tem o testemunho do Espírito a favor das Escrituras, inclusive do Novo
Testamento.
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