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sábado, 24 de setembro de 2016

REF DIA 24.09.2016: AS ESCRITURAS DO NOVO TESTAMENTO

AS ESCRITURAS DO NOVO TESTAMENTO
Por: REV. Glauco Barreira M. Filho
Parece claro que os escritores do Novo Testamento reconheciam a autoridade das Escrituras do Velho Testamento. A pergunta, entretanto, que muitos poderiam fazer é se eles reconheciam a autoridade de seus próprios escritos. Veremos que sim.
          O apóstolo Paulo fala que seus escritos eram verbalmente inspirados por Deus (Efésios 3: 3 e 4;  I Cor. 2: 13), enquanto Pedro chama as epístolas de Paulo de “Escrituras” (II Pedro 3: 16). Paulo citou um texto do evangelho de Lucas (Digno é obreiro do seu salário) ao lado de um texto do Velho Testamento, chamando-os de Escritura (I Timóteo 5: 18). Pedro também proclama a autoridade de sua mensagem e a nivela com a palavra dos profetas (II Pedro 1: 16 – 21). João também testifica da infalibilidade de seu evangelho (I João 21: 24) e de suas epístolas (I João 4: 6).  No Apocalipse, o próprio Jesus disse a João: ESCREVE (Apoc. 1: 19). Sobre a autoridade do Apocalipse, leia-se Apoc. 22: 18, 19.
          Paulo disse que os seus leitores piedosos reconheceriam a inspiração de seus escritos (I Cor. 14: 37; Efésios 3: 4). Isso confirma a palavra de Calvino segundo a qual o consenso da igreja é somente um meio secundário de constatar a inspiração da Bíblia, pois o meio primário é o testemunho do Espírito no coração do leitor. Deus, mediante seu Espírito, dá testemunho do santo livro. O seu testemunho é maior que o dos homens (João 5: 32, 34; I João 5: 9)..
          Paulo ordenou que suas epístolas fossem lidas publicamente nas igrejas:

          “E quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também.”(Colossesnses 4: 16).

          Alguém talvez indague acerca dessa carta que veio de Laodicéia. Não se trata de uma carta perdida que foi escrita à igreja de Laodicéia, mas de uma carta que circulava na Ásia e que vinha de Laodicéia. Trata-se da Carta aos Efésios. Esta epístola foi, na verdade, endereçada a todas as igrejas da província da Ásia, dentro da qual se situavam Éfeso e Laodicéia. Também não há uma carta perdida que foi escrita a igreja de Corinto. Quando Paulo diz “já por carta vos tenho escrito” (I Cor. 5: 9), ele queria dizer apenas que já havia dito aquilo, não em outra carta, mas naquela mesma carta.
          Paulo diz que a primeira epístola aos tessalonicenses devia ser lida publicamente:

          “Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.”
         
          Paulo mostra que suas epístolas são base para disciplinar irmãos em desobediência (II Tessalonicenses 3: 14).
          Com os apóstolos e seus assessores foi concluída a escrita da Bíblia :

          “da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para cumprir a palavra de Deus” (Colossensses 1: 25).

          Por tudo isso que foi dito, duas coisas ficam claras: 1) os apóstolos e escritores do Novo Testamento tinham conhecimento de sua inspiração; 2) o crente tem o testemunho do Espírito a favor das Escrituras, inclusive do Novo Testamento.  



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