Início

segunda-feira, 20 de junho de 2016

DIA 20 DE JUN 2016: A BÍBLIA E A MENTALIDADE CRISTÃ ( REV. GLAUCO BARREIRA M. FILHO)


A BÍBLIA E A MENTALIDADE CRISTÃ

          Durante a Idade Média, bem como durante a Reforma Protestante, a linguagem e a mentalidade teológica dominavam a vida social. A teologia era conhecida como a rainha das ciências. O protestantismo, por sua vez, deu caráter bíblico à teologia.
          A partir do final do século XIX, entretanto, a teologia estava em declínio na sua influência social. As ciências naturais e comportamentais dominavam a sociedade. A mentalidade cientificista havia triunfado. A teoria da evolução, o pensamento de Freud e o materialismo dialético entraram em cena.
            
           No final do século XIX e no século XX, os próprios teólogos procuravam tornar a mensagem cristã relevante para o mundo moderno, fazendo concessões à mentalidade cientificista. A barganha consistia em excluir os elementos sobrenaturais do evangelho para que o mundo aceitasse alguma coisa elementar do cristianismo (o exemplo histórico de Jesus, a ética de Jesus, etc.)
            Hoje, as ciências comportamentais, como a psicologia e a sociologia, dominam a vida social. A sua forma de raciocinar entrou na mentalidade popular e sua linguagem caiu no senso comum. Os livros de auto-ajuda são, na verdade, livros de psicologia popular.
            As igrejas atuais estão longe do gosto pela reflexão teológica que dá raiz a espiritualidade. Os pregadores são “comunicadores”, “animadores de auditórios”, “terapeutas”, etc. Os pastores são pseudopisicólogos ou pseudo-sociólogos. Eles apenas revestem os seus discursos com termos bíblicos (que geralmente passam a ter novos sentidos, sentidos que jamais encontrariam na teologia clássica).
            As editoras “evangélicas” também têm traído o evangelho, pois têm prestigiado obras superficiais, cujo destaque advém da novidade ou da popularidade. A preocupação com o que vende superou a preocupação com o que edifica.

           Precisamos voltar à Bíblia, voltar a teologia:

“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás” (Josué 1: 8)

            Não basta ler a Bíblia, mas é preciso MEDITAR nela para que ela domine o nosso pensar e os nossos conceitos:

            “Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1: 2)

            Devemos ter a mente de Cristo:

“... Transformai-vos pela renovação da vossa mente....” (Romanos 12: 2)

“... Mas nós temos a mente de Cristo” (I Cor. 2: 16)

“ ... Levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (II Cor. 10: 5)

            É necessário que os crentes e, particularmente, os pastores mudem o discurso e a mentalidade. Se a mentalidade cristã desaparecer, nós só ficaremos com fórmulas vazias. Sem conteúdo, só restará a mera forma. Nós teremos “aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (II Timóteo 3: 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário