Início

domingo, 24 de fevereiro de 2019

MENSAGENS DEVOCIONAIS: O PREÇO DO PODER

Por: Dr. Lee Scarborough

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. Lucas 24.49.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas...” Atos 1.8ª.

O poder do Espírito é de necessidade absoluta em ganhar homens para Cristo em alta escala. “Não por força nem violência, mas pelo Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. 

Esta lei é escrita em letras maiúscula em toda história do evangelismo. Não há substituição para este poder. Uma personalidade dinâmica, atraente e gentil tem muita força em influenciar homens; porém estas qualidades não substituem o poder do Espírito. Eloquência e melodia de voz em cantar ou falar podem arrebatar temporariamente: porém é requerido o poder de Deus para tirar os homens dos seus pecados e regenerá-los. Profundos conhecimentos e cultura erudita em si mesmo tem grande valor para atraírem intelectualmente a Cristo e construírem Seu Reino glorioso na terra: porém nada disto toma o lugar do poder divino.

 “O Espírito de Deus tem afinidade especial com uma mente treinada”. Gentileza e amabilidade muito se avantajam na tarefa celeste de trazer homens ao conhecimento completo da vida em Cristo; mas não são suficientes em si mesmas. Todas estas coisas têm que ser vitalizadas e tornadas poderosas pela dinâmica Terceira Pessoa da Trindade.

Há, porém, certas condições espirituais necessárias para sermos revestidos deste poder. Elas constituem o preço que a alma paga por esta unção divina.

1 Apreensão espiritual, compreensão intelectual e apropriação psíquica da vida e significação da palavra de Deus.
2 Temos de ser o mais possível, completos e perfeitos em nossa vida de obediência à vontade inteira de Deus, se formos cheios do Espírito.
3 Uma entronização íntima e psíquica de Jesus Cristo como nosso Senhor e Mestre, é condição vital para a vinda de poder sobre nós, no empreendimento de grandes serviços (João 7.37-39)
4 É nisto que se manifesta a utilidade celestial de uma compaixão espiritual do poder de Deus para conquistar almas, jamais podemos menosprezar a grande necessidade de orações e súplicas persistentes e fervorosas para a aquisição de poder (Lucas 11.13). Devemos não somente receber o Espírito Santo, mas ainda orar pelo seu revestimento. (Lucas 24.49; Atos 1.4 e Atos 2.1 e 42).

A oração abre nossos corações, faz-nos submissos à vontade de Deus e condiciona as almas de tal modo, que o Espírito pode enchê-las com Seu poder. A ansiedade de Deus (Lucas 11.13) para dar-nos o Espírito não afasta a necessidade de orar por este poder. Deus tem prometido definitivamente um Pentecoste de poder aos discípulos de Cristo. Mas esta promessa não neutraliza a necessidade dos dez dias de uma espera (=expectativa) espiritual antes do Pentecostes. Tinham de orar para ver o cumprimento da promessa do Pai. E é assim.

Pentecoste não vem para os crentes que não suplicam.

6 -  É necessário estarmos dispostos a tomar parte nas aflições e sacrifícios do Evangelho.

FAZ DIFERENÇA

Quando possuímos esta unção espiritual, logo se faz diferença em tudo ao redor. Ela lubrifica todo o mecanismo interior da vida. Remove a atenção, a preocupação, a irritação e o medo. Aumenta dez vezes mais a eficiência espiritual, nossa oportunidade e o resultado de nosso serviço.
Multiplica o gozo de trabalhar. A pregação, o ensino, o testemunho, todas as artes celestes são mais suaves e fáceis. Multidões esperançosas encherão os bancos vazios, os perdidos buscarão o nosso ministério e mil oportunidade de servir abrir-se-ão. Paguemos, portanto, o preço do céu por este grande poder.

O MODO DE OBTER

“Enchei-vos do Espírito! ” É mandamento do Salvador ressuscitado, cujo Pai está mais disposto a dar-nos o Espírito do que nós somos dispostos a dar boas dádivas aos nossos filhos.
É uma oração para ser feita. (Lucas 11.13; Atos 4:31)
É um mandamento para ser obedecido. (João 16.7 e Atos 1.8)
É uma vida para ser ofertada. (Salmo 110.3)
É um Cristo para ser entronizado, (João 7.39)

Em síntese, orar, obedecer, apropriar, oferecer-se, entronizar Cristo e avançar para conquistar em Seu poder é ter certeza de que o Pentecostes seguirá em sua retaguarda.
(Coleção Vida Vitoriosa.)
Publicada no “O JORNAL BATISTA” fundado em janeiro de 1901, extraído da edição N. 14 - De 6 de abril de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário