Início

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O ANTIGO QUE PERMANECE NOVO: COMO ALGUÉM CHEGA A CONVERSÃO?

Por: Pr. Glauco Barreira M. Filho

A Bíblia diz que a razão do homem caído está fora de eixo, por isso o homem não é tão inteligente para as coisas divinas como o é para coisas humanas.
“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” (Romanos 1: 22)
“Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.” (Romanos 3: 11)
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Cor. 2: 14)

        Em certo sentido, nem mesmo antes da queda, o homem alcançou o pleno conhecimento de Deus pela razão. Sempre foi necessária uma auto-revelação de Deus. No entanto, a razão humana era apta para reconhecer a revelação e acompanhar a sua lógica. Agora, o homem caído sempre está pondo em dúvida a revelação, quando não está deliberadamente contra ela. Isso se dá, principalmente, porque a carne oferece a mente argumentos. A vontade cativa do pecado, indisposta ao arrependimento, perverte a razão natural. O velho homem “se corrompe pelas concupiscências do engano” (Efésios 4: 22).

        A principal razão de as pessoas não aceitarem a verdade não é basicamente intelectual, mas é moral (II Tessalonicenses 2: 12). Apenas a desculpa é intelectual.

        Dentro dessas condições, o homem só pode vir a Cristo se for persuadido pelo Espírito Santo:

“E, quando ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (João 16: 8)

        A persuasão do Espírito é mais moral e pessoal do que intelectual e geral.

        O crente deve pregar, argumentar e persuadir, mas deve estar convicto de que não é sua habilidade retórica que vai convencer o homem do pecado. É a unção do Espírito que faz penetrante o argumento. Na pregação, o que vale é “lógica em chamas” (Martin Lloyd-Jones). Se nós pensarmos na capacidade de nossa argumentação já perdemos a unção. Devemos depender do Espírito para convencer o pecador a vir à fé:

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.” (João 15: 26, 27)

“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição de fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo.” (I Cor. 10: 3- 5)

        O que precisamos não é ampliar os nossos conhecimentos filosóficos, nem desenvolver habilidades retóricas, mas, sim, buscar o poder do Espírito Santo, ser tocados pelo fogo pentecostal.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.”(Atos 1: 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário